terça-feira, 9 de março de 2010

Mahatma Gandhi


Mohandas Karamchand Gandhi nasceu na cidade de Porbandar na Índia Ocidental, a 2 de Outubro de 1869.
Político e líder independentista indiano, Gandhi foi também um idealizador e fundador do moderno estado indiano e um influente defensor do "Satyagraha" (princípio da não-violência) como meio de revolução.

Após obter o título académico (Curso de Direito, numa universidade inglesa) instala-se na África do Sul, dedicando-se aos negócios familiares. A discriminação de que os indianos são alvo desperta nele uma consciência social e decide então, organizar um movimento para lutar contra as desigualdades.

Em 1915 regressa ao seu país e funda o Congresso Nacional Indiano para lutar pela independência. Durante a Primeira Guerra Mundial interrompe as suas actividades políticas, mas em 1920, ao verificar que a Grã-Bretanha se nega a qualquer tipo de reforma, elabora um programa que recomenda a luta não violenta, a desobediência civil e o boicote aos produtos britânicos. Graças a este programa, o ideal de independência consegue uma enorme força. Encarcerado em 1922, é libertado dois anos depois graças à pressão tanto popular como internacional. Até 1940, Gandhi está confrontado com a política colonialista da Grã-Bretanha, é preso por diversas vezes e protagoniza várias greves de fome.
Ao rebentar a Segunda Guerra Mundial os indianos voltam a apoiar a Grã-Bretanha; Gandhi, em desacordo e ao ver contrariados os seus princípios pacifistas, abandona a presidência do Conselho Nacional Indiano. Após o conflito, e em grande parte por causa da infatigável actividade pública e política de Gandhi, a Índia ascende à independência (1947).
É assassinado por um fanático opositor à divisão da Índia em dois países distintos: República da Índia e Paquistão. O seu exemplo e as suas teses pacifistas têm uma enorme influência em todo mundo, como é o caso de Martin Luther King e Nelson Mandela.

Sem comentários:

Enviar um comentário