quinta-feira, 11 de março de 2010

Índia



"Um dos maiores países do mundo, a india fascina pela sua cultura, a sua tradição e a sua extraordinária beleza. É também uma terra de contradições e contrastes apaixonantes, que, se é um facto que aumentam o seu fascínio, nem por isso deixam de ser a causa de muitos dos seus problemas.

O simples nome da Índia evoca muitas coisas: a pobreza das massas e a riqueza de uma minoria; uma nação industrialmente desenvolvida sobre os alicerces de uma agricultura obsoleta; secas desastrosas e inundações catastróficas; selvas luxuriantes e desertos quase desprovidos de vida; palácios antigos e bairros de lata modernos. O seu palácio Taj Mahal simboliza a extravagância e a glória do seu passado mongol e as fortalezas que encimam as colinas isoladas revelam uma história por vezes atormentada.


A tradição convive com o progresso, passado e presente sobrepõem-se sem nunca se misturar, mas as sequelas do subdesenvolvimento persistem, pese na mais sofisticada tecnologia de ponta. A Índia foi sempre uma verdadeira mescla de povos e culturas, a cacofonia das línguas e o leque de religiões transmitem a ilusão de um país em mudança prepétua, ou melhor, de um agregado de nações cada uma com os seus valores, a sua herança histórica e as suas tradições próprias.

O hinduísmo conta com perto de quatro quintos da população indiana entre os seus fiéis, unidos por uma fé comum que os incita a constituir um Estado moderno desenvolvido e independente politicamente. Embora o sistema hindu de castas continue a prevalecer na sociedade, foi banido da Constituição na década de 50.

A Índia ocupa o sétimo lugar do mundo pela sua superfície e, em termos de população, o segundo, o que implica uma fraca repartição da sua riqueza económica - demasiado reduzida para a multidão imensa de pessoas condenadas a viver na pobreza ou em cidades superpovoadas. Por outro lado, os princípios de não violência ensinados pelo Mahatma Gandhi (1869-1948), muitos deles ditados pela miséria, formam um esquema de tolerância pacífica.
O vestuário multicolorido, a comida picante e os magníficos objectos artesanais das diferentes regiões reflectem a natureza do país em toda a sua diversidade, desde Caxemira, no Norte, a Madrasta, no Sul, enquanto os frutos exóticos, os estofos tecidos à mão e os belos trabalhos de madeira e metal levam ao mundo inteiro um pouco do seu encanto.
A Índia tornou-se uma grande nação, militarmente forte e, portanto, temida, além de politicamente independente e firme perante as superpotências, que contestam a sua posição de país não alinhado.
É uma nação orgulhosa, que exerce uma influência profunda e decisiva sobre o conjunto da Ásia."
.
Fonte: The Encyclopedia of Lands and Peoples - Próximo Oriente e Ásia Meridional


Sem comentários:

Enviar um comentário