terça-feira, 20 de abril de 2010

Pão levedado (Naan)


Origem: cozinha mongol
Grau de dificuldade: médio
Tempo de preparação: 1h30 (+ 1h para repousar)
Número de doses: 9 pães
Calorias: 260kcal por pão

Ingredientes:
1,5dl de leite
½ de cubo de fermento de padeiro (com 15 gr)
2 colheres de chá de açúcar
500 gr de farinha de trigo (tipo 405)
Mais farinha para polvilhar a bancada de trabalho
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de óleo
Mais óleo para a bancada de trabalho
150 gr de iogurte
1 ovo

Modo de preparação:
Amorne o leite num tacho. Coloque o leite numa tigela, esmigalhe o fermento de padeiro e junte-o ao leite. Adicione 1 colher de chá de açúcar, misture tudo muito bem e deixe repousar, até que o fermento se solte por si.
Peneire a farinha para dentro de uma tigela grande, adicione o sal e o fermento em pó e misture tudo. Aos poucos vá deitando uma colher de chá de açúcar, o leite com o fermento de padeiro, o óleo vegetal e misture tudo até obter uma massa. Amasse vigorosamente essa massa. Faça uma bola, tape e deixe repousar durante cerca de 1 hora num lugar quente, como por exemplo sobre o aquecimento.
Aqueça previamente o forno a 225º. Unte um tabuleiro e deixe-o aquecer dentro do forno. Amasse bem a massa outra vez e corte-a em 9 bocados, dando-lhes o formato de bolas. Estenda as primeiras 2 a 3 bolas em forma triangular de naan sobre uma superfície enfarinhada (com cerca de 5 a 8 milímetros de espessura, 25 centímetros de comprimento e 13 de largura).
Coloque os naan sobre o tabuleiro quente e leve imediatamente ao forno (centro) durante 6 a 8 minutos, até alourarem. Vire os pães cozidos sobre um guardanapo de pano limpo (ou sobre um lenço de pano). Prepare os restantes pães do mesmo modo. De preferência, sirva os pães quentes.

2 comentários:

  1. Desculpem dar esta sugestão, mas acho que melhoraria este post e muitos outros de gastronomia - Podiam por a fotografia dessa especialidade, porque, por exemplo, eu gostaria de tentar cozinhá-la (e sinceramente não acredito lá muito nos meus dotes culinários) e por isso, a fotografia guiar-me-ia de certeza! (: Continuem com o bom trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo teu comentário Rafaela. A nossa ideia é colocar a receita juntamente com uma fotografia claro. Mas infelizmente, no momento em que coloquei as últimas receitas no blog as fotografias não estavam disponíveis (se reparares a primeira receita tem foto). Mas obrigada por me relembrares e brevemente colocarei a fotografia referente a cada prato.

    ResponderEliminar